sábado, 30 de outubro de 2021
8 Mídia Indica: Dorama WWW SEARCH
domingo, 24 de outubro de 2021
8 Mídia indica: The Rain
O interessante da séria dinamarquesa é que ela teve sua primeira temporada lançada em 2018, quando nem se pensava em pandemia de covid-19. Quando assisti a série, achava incrível e surreal toda aquela temática de um vírus misterioso. 2 anos depois, cá estamos nós inseridos num mesmo contexto que, até então parecia impossível de ser real. Pode-se afirmar que tínhamos uma visão nas duas primeiras temporadas e isso mudou na terceira e última temporada, pois parece que estamos mais pertos do contexto dos personagens.
A série tem início quando os irmãos Simone (Alba August) e Rasmus (Lucas Lynggaard Tønnesen) começam uma busca pelo pai num mundo pós-apocalíptico, causado por um vírus carregado pela chuva que matou a maioria da população. Logo, a dupla se junta ao grupo de sobrevieventes liderado pelo ex-
soldado Martin ( Mikkel Boe Følsgaard ). Juntos, eles enfrentam diversos desafios e perigos para poder encontrar o caminho para sair de todo aquele horror causado pelo vírus. A esperança dos irmãos Simone e Rasmus é encontrar o pai, que antes de desaparecer disse que o filho guardaria a cura pra o vírus letal. A partir daí novos personagens se juntam ao grupo, à medida que escapar do vírus fica cada vez mais
difícil e cansativo, ocorrendo muitos sacrifícios e atitudes inesperadas.
quinta-feira, 21 de outubro de 2021
8 Mídia indica: V de Vingança
V
de vingança é um filme de suspense e ação dirigido James McTeigue. Ele é uma
adaptação das Histórias em Quadrinhos de mesmo nome. Os HQs ganharam animação
no ano de 2005 e contaram com a produção de Joel Silver e as irmãs Wachowski.
No longa podemos encontrar uma trama muito bem dirigida com diálogos bastantes imersivos no contexto hipotético criado. O filme causa grandes reflexões quanto a questões como a tirania e a luta contra o Estado.
Elenco:
Hugo Weaving como V
Natalie Portman como Evey Hammond
Stephen Rea como Finch
John Hurt como Alto Chanceler Adam Sutler
quarta-feira, 20 de outubro de 2021
8 Mídia indica: A vida que ninguém vê (2006)
"Uma repórter em busca dos acontecimentos que não viram notícia e das pessoas que não são celebridades. Uma cronista à procura do extraordinário de cada vida anônima. Uma escritora que mergulha no cotidiano para provar que não existem vidas comuns."
O livro é composto de pequenas crônicas-reportagens, 21 ao todo, sendo que cada uma delas retrata pequenos — mas preciosos — recortes da vida de pessoas que, comumente, nunca paramos para prestar atenção. A beleza do livro é justamente a forma pela qual Eliane Brum, mesclando a narrativa e a notícia, torna os textos sempre intensos e mostra o extraordinário dessas vidas que muitas vezes não enxergamos.
Autora: Eliane Brum
Editora: Arquipélago Editorial
Data de publicação: 22 de agosto de 2006
Número de páginas: 208
terça-feira, 19 de outubro de 2021
8 Mídia indica: O Poço
O Poço
Que a humanidade pode ser muito egoísta, nós já sabemos. Que a divisão de classes existe e afeta negativamente milhões de pessoas, sabemos também. Mas o que acontece quando um filme se propõe a escancarar isso na tela? De forma sangrenta, cruel e surpreendente?
Em O Poço, Goreng (Ivan Massagué), personagem principal desta história, acorda numa cela cinza e escura, em uma sala com um buraco retangular no meio, podendo enxergar o andar de cima e o de baixo. O companheiro de Goreng, Trimagasi (Zorion Eguileor) explica que, ao soar da sirene, uma vez ao dia, desce um bloco, e nele, a comida.
Os companheiros estavam na 48° cela. Não é preciso de matemática para logo entender que aquela comida é o que restou do andar 47º, que comeu o que sobrou do andar 46º e por aí vai. Mas são quantos andares? Todos conseguem comer? Ninguém se importa com a higiene? São essas as perguntas que passam pela cabeça de Goreng e, consequentemente, a nossa.
Lançamento: 8 de novembro de 2019
Diretor: Galder Gaztelu-Urrutia
Roteiro: David Desola, Pedro Rivero
Protagonista: Goreng (Ivan Massagué)
Imagens: Netflix
8 Mídia indica: Escritores da Liberdade (2007)
Marcos Henrique Pedrosa
Escritores da Liberdade (2007)
O filme Escritores da Liberdade (2007) é um filme produzido pela MTV Films e Paramount baseado em fatos reais que conta a história de uma professora idealista e sonhadora que chega para dar aula em um dos subúrbios de Long Beach, Estados Unidos.
Assim, podemos encontrar nessa emocionante obra dirigida pelo diretor Richard LaGravenese uma mensagem bastante importante para os dias de hoje que é sobre o quão importante é a educação na construção de perspectiva e pertencimento para os jovens.
Quer saber mais sobre esse filme? Ele está disponível na Netflix. Prepare a pipoca e divirta-se!
Lançamento: 05 de janeiro de 2007.
Adaptação de: The Freedom Writers Diary.
Emissora original: Paramount e MTV Films.
Elenco: Hilary Swank (Erin Gruwell);
Patrick Dempsey (Scott Casey);
Imelda Stauton (Margaret Campbell ).
Imagens do vídeo: youtube.com/arquivodetrailers
8 Mídia indica: A Maldição da Mansão Bly (2020)
A Maldição da Mansão Bly (2020)
A Maldição da Mansão Bly (2020) é uma série de suspense e terror Original da Netflix. A série possui apenas uma temporada e nove episódios e é uma indicação certeira para quem procura por mistério, terror e cenas de arrepiar.
Entretanto, o enredo dessa obra não se resume somente à cenas de jump scare, o famoso "terror pelo terror" termo esse que remete à saturação que o gênero alcançou ao longo do tempo pela falta de conteúdo e originalidade. Ao contrario disso, A Maldição da Mansão Bly possui uma história envolvente e misteriosa que instiga o público a procurar por soluções e participar junto aos personagens da investigação do que anda acontecendo na aterrorizante mansão.
Quer saber mais sobre essa série? Ela já está disponível na Netflix. Prepare a pipoca, apague as luzes e se divirta.
Lançamento: 09 de outubro de 2020.
Emissora original: Netflix
Diretor e roteirista: Mike Flanagan
Elenco: Victoria Pedretti (Dani Clayton)
Amelia Eve (Jamie)
T' Nia Miller (Hannah Grose)
Oliver Jackson-Cohen (Peter Quint)
Imagens do vídeo: Netflix
8 Mídia indica: Mulheres que Correm com os Lobos
Mulheres que Correm com os Lobos: Mitos e Histórias do Arquétipo da Mulher Selvagem da analista junguiana, autora e poetisa Clarissa Pinkola Estés.
Por meio de contos ancestrais de várias culturas, a autora busca nos mitos, os remédios essenciais para tratar as feridas da alma feminina. E ela os aplica de forma compreensiva mostrando muito carinho pelas mulheres. Desde o início ela vai chamando a atenção para a auto estima, visando que as mulheres possam desenvolver um olhar pra si, conhecimento e compreensão da origem de suas dores.
Com contos como "o barba azul" e "o patinho feio", Clarice almeja que façamos um mergulho no "oceano de significados", como ela diz.
Para um mergulho e maior entendimento desses arquétipos: padrões de comportamento.
Data da primeira publicação: 1989
Número de páginas: 520
Autora: Clarissa Pinkola Estés
8 Mídia indica: Onde está Segunda?
O filme "Onde está Segunda?" sob direção de Tommy Wirkola, se trata de uma ficção científica passada em 2073.
Nesse cenário, a população sofre com a escassez de alimentos e a superpopulação fazendo com que houvesse a necessidade, segundo as autoridades vigentes, de implementar uma política de controle de natalidade, chamada no filme de "Lei da Alocação Infantil".
Contudo, tal política gera medo nas pessoas de ficarem longe de seus filhos, e mais, uma mulher acaba dando a luz a sétuplos e ao morrer no parto, o avô das meninas, gêmeas idênticas, decide criá-las de forma clandestina fugindo das autoridades.
Direção: Tommy Wirkola
Lançamento: 18 de agosto de 2017
Roteiro: Max Botkin; Kerry Williamson
Protagonista: Noomi Rapace
Imagens: Netflix
8 Mídia indica: A mulher na Janela
Tal transtorno a impede de sair de casa devido ao medo de situações que possam gerar pânico ou algum tipo de constrangimento. Mas seus hábitos que incluem beber vinho, assistir filmes antigos e acompanhar o mundo da janela de seu quarto, mudam drasticamente quando a família Russel se muda para o outro lado da rua.
De maneira análoga, a escolha dessa obra se deu por lembrar um pouco o isolamento social, no qual passamos por um longo período, ainda que contra a nossa vontade.
Lançamento: 14 de maio de 2021
Diretor: Joe Wright
Baseado no livro de mesmo nome: The Woman in the Window, de A. J. Finn
Protagonista: Amy Adams
Imagens: Netflix
domingo, 17 de outubro de 2021
8 Mídia indica: Juliard & o Mundo de Belita
Juliard & o Mundo de Belita
A minha indicação de livro tem um significado muito especial, isso porque ele é um projeto pessoal que eu iniciei lá em 2018 com o meu coautor, Gabriel Rodrigues. O livro ficou parado durante quase três anos e em 2021, rodeado por notícias de covid-19, a gente resolveu voltar para a produção e fazer da escrita a nossa válvula de escape desse momento estressante e desgastante que é a pandemia. Foi uma experiência muito gratificante, pois me fez viajar para outra realidade, sem tirar os pés do chão. A escrita me possibilitou a fuga de um cenário desesperador, nem que fosse por algumas horas.
Juliard e o mundo de Belita conta a história do jovem Juliard, que em plena rebeldia da fase adolescente, acha que tudo e todos estão contra ele. Ele se sente rejeitado por quem ele mais admira, que são os seus pais. Sem perspectiva, Juliard resolve fugir de casa numa madrugada chuvosa. O que ele não esperava de maneira alguma é que ele fosse parar em outro mundo, muito distante do planeta Terra, o mundo mágico de Belita.
No mundo mágico, Juliard vive diversas aventuras, perigos e um inesperado romance. Lá ele descobre que muito antes de sua chegada, uma outra pessoa, também da Terra, teria sido criada lá. No entanto, Belita está ameaçada por um terrível vilão que já dizimou quase toda a população. Para sobreviver, Juliard precisa enfrentar o vilão e voltar para o seu planeta natal.
Como Juliard foi parar em outro planeta, que mistério cerca esse outro terráqueo em Belita e o principal, conseguirá Juliard derrotar o tal vilão e voltar para Terra? Detalhe, ele não tem tanto tempo para poder retornar. Bom, essa e outras respostas vocês encontram nas 72 páginas do livro que já está disponível lá na loja Kindle da amazon.com
Vale a pena leitura e vale mais ainda usar a imaginação para viajar com os personagens.
Essa foi a minha dica e eu espero que vocês curtam bastante o livro.
Link para o livro: https://www.amazon.com.br/Juliard-Belita-Matheus-Oliveira-Marques-ebook/dp/B09G46DMPG
Capa Juliard e o Mundo de Belita
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal do autor.
Data de Publicação do livro: 2021
Número de Páginas: 72
Autores: Matheus Marques e Gabriel Rodrigues